INFORME, DENUNCIE
top of page

INFORME, DENUNCIE

Atualizado: 3 de jan. de 2019

'Blog do Rodrigo' abre canal direto para manifestação da Cúria, do clero e de fieis para informações, esclarecimentos e denúncias. Saiba qual é o novo número!





O 'Blog do Rodrigo' disponibiliza a partir desta segunda-feira (10), um canal direto de comunicação entre o autor e o público através de um contato por WhatsApp. O número foi atualizado nesta quarta-feira, dia 12 de dezembro, para (14) 9.8816-0630, exclusivo para as demandas deste blog.

A iniciativa é destinada, em especial, à Cúria, ao clero e aos fieis da Diocese de Marília que se interessarem em informar, prestar esclarecimentos e/ou até denunciar, mesmo que no anonimato. Todas as informações recebidas serão checadas antes de serem eventualmente publicadas.

É possível, no entanto, que o contato possa ser utilizado para outras demandas, que não as restritas à Igreja Católica, mas também a respeito de outras denominações religiosas e assuntos em geral. Todo conteúdo recebido terá o mesmo rigor de tratamento e apuração jornalística.

O foco à rotina católica se dá, principalmente, em razão das recentes, graves e anônimas denúncias contra pelo menos sete sacerdotes da Diocese de Marília e até o bispo, dom Luiz Antonio Cipolini que, por sua vez, divulgou ter iniciado uma investigação sobre o assunto.

A diferença, aqui, é a isenção da análise das mesmas denúncias, com a apuração jornalística que preza não apenas por ouvir todos os envolvidos, mas que se compromete no encaminhamento jurídico de certos casos, se necessário for. Transferência aqui, só de provas ao Judiciário.

A possibilidade de apurações paralelas às da Cúria permitem, principalmente, que determinados assuntos possam vir a ter outros cursos, senão os que os tribunais eclesiásticos por vezes resolvem, na ciente cumplicidade de crimes que só se tornam conhecidos depois de apurados e divulgados pela mídia.

Por isso é importante a manifestação da comunidade, inclusive por este blog, para que certas condutas de ordem moral e contábil, seja de membros do clero ou de leigos, uma vez que comprovados eventuais desvios, não fiquem acobertados pela omissão que corrói igrejas pela hipocrisia e pela criminalidade.

Além das mazelas, o blog também está aberto a receber e divulgar exemplos de iniciativas que protagonizam sacerdotes, leigos e comunidades em ações que transcendem as paredes do próprio templo e as tornam relevantes religiosa, social e culturalmente nas vilas e cidades que estão inseridas.

Do mesmo modo, o blog acompanha, inclusive em Marília, casos nos quais membros do clero são vitimados pela criminalidade. Um exemplo: pelo menos dois sacerdotes foram alvos, recentemente, de fake pages em redes sociais. O assunto está em investigação pela Polícia Civil.


Quer informar, esclarecer ou denunciar? WhatsApp: (14) 9.9667-5770 ou (14) 9.8816-0630



83 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page